Ajuda

Introdução

Bem vindo à Plataforma Digital dos Concelhos de Portugal!

Eis uma coleção de livros originais, escritos e editados para os alunos das escolas do 1º ciclo. Apresentam textos, que também podem ser escutados, vídeos e animações 3D que valorizam, ou esclarecem as temáticas abordadas. Cada livro trata de um monumento, ou área geográfica com interesse especial, uma figura histórica, uma lenda e valoriza-se o brasão de cada concelho, aqui tratado de forma especial.
A coleção Plataforma Digital dos Concelhos de Portugal é enriquecida por agregar a  cada livro um caderno para tomar notas e fazer exercícios.

E como funciona o sistema?

Registo

É muito simples: na parte superior do ecrã existe a função “registar”. Quando escolhida, ela abre acesso a uma página onde nos podemos registar seguindo os procedimentos habituais.

Mas atenção!

O utilizador só usa o nome real se quiser! Pode escolher um pseudónimo, colocar, ou não  o endereço de correio eletrónico, data de nascimento, género, etc.

Então para que serve este registo?

É indispensável para associar cada livro ao dono do caderno, dado que na capa deste surge a expressão “Este livro pertence a… seguido do nome registado.

É realmente fixe, não achas?

Como manusear o livro

Para entrar num livro clica-se sobre a capa.

Há dois processos para mudar de página: coloca-se o ponteiro do rato numa das pontas da folha e arrasta-se para a frente, ou para trás.

Para os que preferem usar as teclas do computador usam-se duas das quatro teclas de navegação situadas no lado direito do teclado: basta premir a tecla que aponta para a esquerda, ou para a direita para ver as páginas deslizarem.

Entremos agora no miolo do livro: repara, existem quatro separadores, colocados do lado direito: se posicionares o ponteiro do rato sobre as pequenas imagens, elas identificam-se e explicam para que servem.

Vamos entrar?

Eis a secção “património” onde se escreve e se explica um monumento, ou área geográfica de interesse especial. Começa com um vídeo que apresenta vistas aéreas do monumento, ou da zona geográfica e depois os textos explicam e contextualizam  o que as imagens mostraram.

A segunda secção trata da vida e obra de uma “figura histórica”, personagem nascida no concelho e que é importante dar a conhecer, seja através de uma entrevista interativa, seja com recurso a textos e imagens.

Na terceira secção fala-se sobre uma lenda nascida no concelho, e no último separador surge o brasão do concelho, devidamente explicado e animado.

Simples, não é verdade?

Repara agora:

O teu caderno possui uma organização semelhante: apresenta uma área para tomares notas sobre as quatro secções do livro e ainda te desafia a demonstrar as tuas competências através de duas áreas com exercícios.

Já lá iremos.

Imagine-se que eu quero ler no meu livro algo sobre a figura histórica. Que devo fazer? Posso decidir começar por escolher uma ou várias das perguntas da entrevista interativa: a personagem responde às perguntas do entrevistador, neste caso eu. Depois, para complementar os meus conhecimentos leio os textos sobre a figura história.

E agora muita atenção para as quatro novidades que visam facilitar a tua leitura:

já reparaste que há palavras no texto com uma cor diferente? Se posicionares o cursor do rato sobre a palavra, ou expressão e clicares, surge a explicação do seu significado, ou significados.

Segunda novidade: na maioria das secções aparece a imagem de um pequeno altifalante sobre as páginas.

Sabes para que serve?

Se escolheres esta função podes ler e ouvir ler em simultâneo o texto da página escolhida. Eis um processo que ajuda a melhorar a tua capacidade de leitura e a compreender melhor como se lê com boa entoação.

Acabaste de ver o vídeo, leste e ouviste ler os textos, tiraste dúvidas sobre o significado de algumas palavras desconhecidas mas a tua curiosidade não está satisfeita, queres mais.

Pois muito bem!

Aciona este botão aqui -  estás a ver? - e o livro aponta para páginas externas, escolhidas para satisfazer a tua curiosidade sobre o tema que está a tratar..

Finalmente, eis o botão que estabelece a relação entre o livro e o teu caderno. Vamos supor que consideras o texto desta página muito importante para fazer um trabalho. Não te preocupes em copiá-lo, palavra a palavra! Basta clicar aqui e toda a página que tu escolheste passa para o teu caderno pessoal.

Estás a ver como é simples?

Depois de leres o texto copiado, queres dar-lhe um título e acrescentar elementos que foste procurar em páginas externas?

E aqui tens um editor de texto, com funções semelhantes aos normais editores de textos que te permite escrever, emendar, colar e copiar, enfim, preparar o teu trabalho como desejas.

E como queremos que tenhas o melhor aproveitamento possível, eis duas secções do teu caderno que  analisam em detalhe os quatro grandes temas do livro sobre o  concelho que estudaste.

Aqui podes responder a perguntas sobre o monumento, a figura histórica, enfim, sobre os assuntos tratados no livro. Apresentamos também uma forma de auto avaliação pessoal onde podes treinar e saber se as tuas respostas estão certas, ou erradas.

Finalmente, para que o teu vocabulário melhore, convidamos-te a fazer um conjunto de exercícios de auto avaliação sobre palavras surgidas nos textos e que podem ter um significado desconhecido.

Entusiasmado com as novas possibilidades deste sistema?

A Plataforma digital dos concelhos de Portugal é tua. Explora os seus conteúdos, diverte-te e… bom trabalho!